5.1.14

Drogas Fotográficas

Ano passado eu percebi que muita coisa que as pessoas viam na Ideafixa, na Zupi, no Hypeness e agora na Obvious Mag eu já tinha visto há muito tempo em qualquer lugar. Eu sempre recomendava as coisas legais que eu achava na internet no meu facebook pessoal e comecei a achar que eu deveria fazer um blog para conseguir compartilhar essas coisas melhor e poder guardar os links pra sempre, já que o senhor Zuckerberg não acha que deveria guardar todas as fotos dos meus cachorros pra mim, aquele egoísta. Mas, né?, já tenho um blog, mais fácil criar uma sessãozinha aqui só para isso.

Embora essa seja minha profissão, sempre que eu vou escrever qualquer coisa sobre arte eu me sinto uma imbecil pedante com cigarro de hortelã na mão ouvindo jazz. Olha só o que a faculdade e a pós-graduação estão fazendo comigo. Outra vantagem de blogar sistematicamente sobre essas coisas: a gente solta os músculos da escrita pedante de "crítica de arte".

Mas deixando os mimimis de lado, Sarah Schoenfeld é uma fotógrafa alemã, de Berlim. Entre outros trabalhos interessantes, ela fez a série "All you can feel" (tudo que se pode sentir), onde pingou uma série de drogas - legais e ilegais - sobre papel fotográfico, ampliando o resultado. Usou metadona, cocaína, mas também cafeína e estrogênio, colocando todas essas substâncias químicas no mesmo patamar, enquanto todas elas alteram nosso comportamente físico e psicológico. Como toda menina que começou a tomar pílulas anticoncepcionais para controlar espinhas e todo mundo que fica agitado demais até para ler uma história em quadrinhos quando bebe café poderia dizer, há uma linha tênue entre o que é ou não politicamente aceitável. Sarah Schoenfeld usa as imagens dessas substâncias pra pensar nessa possível diferença, aproveitando para formar imagens belíssimas.

Abaixo selecionei minhas preferidas. Em algumas, as toxinas até parecem se tornar planetas, em outras, a reação foi tão intensa que ocuparam o negativo inteiro, impossível de serem paradas.

Adrenalina
Cafeína
Metanfetamina
Gama-hidroxibutirato (GHB) (boa noite cinderela)
MDMA (esctasy)
Anfetamina
Anfetamina e Mephedrone
Outra coisa que eu aprendi com esse ensaio (que eu já tinha percebido em Orange is the New Black) é que nos países de primeiro mundo se usam umas drogas diferentes daqui.

2 comentários:

marcela disse...

Eu achei essas fotos lindas mas num mindfucking way sabe? Muito louco. Amei!

Thay disse...

Quem poderia dizer que a anfetamina teria uma textura tão bonita? Parece uma fibra de tecido ou algo do tipo! E boa noite cinderela todo roxo e turquesa, achei lindo!