5.11.09

tudo que eu achei do twitter

eu achava o twitter idiota do lado de fora. então eu resolvi entrar, porque achei algumas premissas interessantes. e achei meio... meio... sufocante.

se vc fica 3 horas sem entrar na rede, já precisa voltar a telinha umas 3 vezes para conseguir ler tudo - isso porque pessoalmente só sigo umas 80 pessoas, imagine quem segue umas 500, daquelas que postam o dia inteiro. e as pessoas que mais postam no twitter são, de maneira geral, as que menos têm o que falar. é quase televisão. hoje é dia de maria passou em 5 episódios às 11h da noite. mas faustão passa há 30 anos, durante umas 9 horas todos os domingos.

eu entrei no twitter pra valer pra acompanhar posts de sites grandes, como o smashing magazine e o zupi, sites de design que eu, geralmente, não dou conta de ler inteiros. achei que facilitaria minha vida. pelo contrário, os links interessantes se perdiam no meio de links menos importantes e posts estranhos - inclusive do twitter da minha cidade. resolvi seguir a bbc brasil, também, pra me manter mais informada. mas, igualmente, os cabeçalhos das notícias vêm cortadas. eu teria que abrir link por link pra conseguir ler o subtítulo! isso se o título em si não for grande demais. prefiro ler o G1 ou a página inicial do uol, consigo informações mais completas, em bem menos tempo.

uma vez eu li a introdução de um livro sobre televisão muito interessante. entre outras coisas, ele argumentava que as pessoas não assistem programas, elas assistem TV. que toda a programação da TV era um grande fluxo. os programas, os anúncios, as vinhetas, tudo era informação jogada para o espectador, de forma que nada fosse realmente importante por si só. tudo só é uma grande massa de coisas. o twitter é mais ou menos assim. absorve-se uma informação e já pula-se para outro, completamente diferente - e não muito mais relevante. quase televisão, nas raríssimas ocasiões onde eu tento assistir TV e meu irmão fica zapeando os canais.

eu devo ser meio antiqüada. gosto de parar para ler as coisas que julgo importante, sem ter que me preocupar de que ainda tenho 300 links pra ler (por isso jamais assinei um feed também nunca aprendi como funciona, mas isso é segredo).

mas não me levem a mal. eu gosto de ler o que todo mundo está fazendo. tem gente que diz isso de uma maneira espetacularmente divertida. eu só não gosto de dizer o que EU estou fazendo o tempo todo e, em geral, guardo links apenas para mim mesma, porque sou egoísta.

por ora, twitter serve como palco. e eu sou só platéia, com medo de me envolver demais.

Nenhum comentário: