24.6.07

Eu sou meio suspeita pra falar de filmes fantasiosos, mas O Labirinto do Fauno é realmente espetacular. A fotografia é ótima, pra começar. Os efeitos especiais também (se bem que hoje, depois de Narnia ou Star Wars mesmo, onde seres em animação gráfica nunca destoam do resto do cenário, é inútil falar de animação). O fauno, as fadas e outros seres fantásticos são incrivelmente bem feitos e belos. O cenário místico é fabuloso, o real idem.


O enredo se passa em 1944, durante a ditaduta do General Franco, na Espanha. A história trata de Ofélia, uma menina de 13 anos (com cara e corpo de 11, diga-se de passagem), apaixonada por contos de fadas, que vai viver com sua mãe na casa de campo do General Vidal (Darth Vader), um militar franquista inescrupuloso e muito cruel. Apesar de tudo isso, o general é segundo marido da mãe da protagonista e pai de seu irmãozinho, que está prestes a nascer.

Certo noite, Ofélia é levada por uma fada para um labirinto nas redondezas da casa de campo de seu padrasto, onde encontra um fauno que lhe revela que ela é uma princesa esperada por todos do reino subterrâneo, onde não existe dor ou enfermidades ou morte. Mas, para provar que ela é digna de sua magestade, é preciso que ela realize três tarefas antes da lua cheia (dali a pouco tempo).

Enquanto isso, no lustre do castelo, a empregada do general e amiga de Ofélia e o médico de sua mãe, tramam contra o general, ajudando rebeldes refugiados (Aliança Rebelde) na floresta. Além disso, a mãe de Ofélia fica muito doente por conta da gravidez. O mundo real é marcado por crueldade extrema e muita dor.

Um dos pontos altos é como a película consegue balançar cenas muito cruéis com as fantasiosas, fazendo com que nada se torne forte demais, ao mesmo tempo que nada perca o sentido. Ainda fica no ar, ao final do filme, se o fauno e todo o reino mágico de Ofélia realmente existiu e foi impossível de ser visto por adultos sem inocência ou se foi tudo somente um delírio. Acho que este foi um dos melhores dramas polítocs que já assisti.

Nenhum comentário: